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Gatilhos mentais e como usar para vender mais?

Gatilhos mentais são palavras, textos, que fazem uma pessoa tomar uma atitude “impensada”, sem esforço mental. São orientações que o seu cérebro toma para não precisar tomar decisões complicadas. Em média, pessoas tomam cerca de 70 decisões por dia, mas você já parou pra pensar nisso? Não, certamente não!

São muito utilizados em campanhas de marketing e vendas mexendo com as emoções de quem assiste, sejam elas boas ou ruins. Despertam interesse em quem lê e a pessoa simplesmente toma a atitude sem ao menos pensar mas que seu cérebro sabe que você precisa.

Pesquisando sobre o assunto encontrei exatos 24 gatilhos mentais em 7 sites distintos bastante utilizados, mas para encurtar o assunto, separei os 5 mais utilizados em campanhas de marketing online, rádio, TV, e-mail marketing, redes sociais, lojas on lines, lojas físicas e todo o espaço de propaganda possível e imaginável.

  • Perda/Urgência

Aquela sensação de que está acabando a oportunidade de comprar o produto. Pode ser um feijão em promoção no mercado, assim como um lote de terreno novo que lançaram na cidade ao lado. A sensação de não poder ter o tempo para pensar em adquirir o produto, de perder aquela oportunidade é diretamente ligado à repulsa de perder um oportunidade.

  • Prova Social

É aquela frase de mãe “Se fulano pular da ponte você também pula?” e a resposta é sim! É a necessidade de pertencer a um grupo, uma aprovação dos outros pelo produto adquirido. Tática muito usada pelas empresas Apple e Samsung por exemplo. Muito utilizado também por empresas que usam blogueiras (os) para anunciar um produto. Porque “se a blogueira com 100k de seguidores usa essa maquiagem eu também vou usar, ela indicou e eu confio nela”.

  • Autoridade

Mostre que você sabe o que faz! Um blog, um post, ajuda bastante a mostrar quem você é (por isso estamos aqui haha).

Mostrar o dia a dia da sua empresa, o resultado, a produção, crie textos, imagens… Você simplesmente precisa mostrar que sabe o que faz e porque é o melhor no assunto. O melhor produto, o negócio mais rentável, o bolo mais gostoso, a academia que mais seu preocupa com os alunos… Temos um milhão de opções e oportunidades nesse gatilho.

  • Reciprocidade

É sempre bom dar algo e receber algo em troca, certo? O mesmo serve para campanhas de vendas. “Compre o meu kit de talheres e ganhe duas canecas personalizadas”. “Compre o terreno em frente ao lago da cidade e ganhe uma churrasqueira para curtir o fim de semana em família.” Reciprocidade mexe muito com brindes e sentimentos. Pode ser uma das mais poderosas ferramentas de vendas se usadas corretamente.

  • Novidade/Antecipação

Muito utilizado pelo setor automobilístico. “Não compre carro hoje, aguarde” “Vem ai, novidade Nissam, aguarde” ou no setor cinematográfico com trailers “Vem ai, sequencia de Vingadores…Aguarde” Aquele pós créditos dos filmes da Marvel trazem a ansiedade para o próximo filme, já antecipa, já dá um gostinho do que vem por ai e deixa a novidade em aberto deixando todos esperando. Lançamento de um novo Iphone, um novo Galaxy, um novo tudo toda hora. O ser humano exposto a novidades liberam dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.

 

Conclusão: Existem diversos gatilhos mentais, mostrei aqui hoje apenas alguns mais atualizados. Devem ser utilizados com sabedoria e com responsabilidade. Utilizar o gatilho da reciprocidade e não cumprir com isso é extremamente perigoso e inaceitável. Se for pra anunciar que o produto está acabando, ele realmente deve estar acabando. Estruturar uma campanha com esses gatilhos demanda tempo e conhecimento com as palavras e estratégias corretas. Entre em contato com um profissional (eu, no caso haha) para que possamos fazer junta uma campanha eficaz.

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